sexta-feira, 22 de março de 2013

AS FOLHAS NO CANDOMBLÉ


   
AS FOLHAS E ERVAS SÃO MUITO IMPORTANTES NO CANDOMBLÉ POIS SEM  ELAS NÃO EXISTE O CULTO AS ORIXÁS .
CADA ORIXÁ TEM SUAS FOLHAS CORESPONDENTES COM FUNÇÕES DISTINTAS AS VEZES EM BANHOS DE DESCARGA ,COMO REMÉDIO ,CHÁS E OUTRAS FUNÇÕES QUE VAMOS VER MAIS ADIANTE UMA A UMA DE CADA ORIXÁ.

                  


´Ewé ó!
OSSAYN É O ORIXÁ DONO DAS FOLHAS E SEMPRE QUE VAMOS COLHER FOLHAS DEVEMOS PEDIR LICENÇA A OSSAYN E DEVEM SER COLHIDAS SEMPRE PELA MANHA.

Kó si ewé, kó sí Òrìsà, ou seja, sem folhas não há orixá, elas são imprescindíveis aos rituais do Candomblé. Cada orixá possui suas próprias folhas, mas só Ossaim (Òsanyìn) conhece os seus segredos, só ele sabe as palavras (ofó) que despertam seu poder, sua força. Ossaim desempenha uma função fundamental no Candomblé, visto que sem folhas, sem sua presença, nenhuma cerimônia pode se realizar, pois ele detém o axé que desperta o poder do ‘sangue’ verde da folhas. As folhas de Ossaim veiculam o axé oculto, pois o verde é uma das qualidades do preto. As folhas e as plantas constituem a emanação direta do poder da terra fertilizada pela chuva. São como as escamas e as penas, que representam o procriado. O sangue das folhas é uma das forças mais poderosas, que traz em si o poder do que nasce.

COMIDAS: Fumo, mel, milho vermelho, espigas regadas com mel

ELEMENTOS: Floresta e plantam selvagens (terra).


FOLHAS: Peregun, são-gonçalinho, garobinha-mas toda as folhas são de Ossaim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário!